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Team Building: o papel das pessoas na construção de grandes equipes

Atualizado: Fev 14

Por Sandra Maura, CEO da TOPMIND


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Peter Drucker, escritor e professor norte-americano considerado o Pai da Administração moderna, sempre insistiu que o que torna possível o sucesso de uma organização não é apenas o serviço ou produto vendido, mas fundamentalmente as pessoas que realizam essas ideias no dia a dia. O especialista defendia, entre outros pontos, que a capacitação das equipes era o passo-chave para a entrega de serviços de qualidade e bem estruturados.


Hoje em dia, com a dinâmica dos negócios em constante transformação por conta da digitalização dos processos e as mudanças de perfil dos consumidores, a premissa de capacitar as pessoas em busca de inovação e qualidade se torna ainda mais imprescindível.


À medida que novas formas de trabalho aparecem, as empresas precisam envolver e atrair a atenção dos colaboradores para a melhoria contínua das habilidades de liderança e dos serviços e processos, identificando pontos forte e oportunidades de desenvolvimento do time ao mesmo tempo em que promovem a integração.


Para cumprir essa tarefa e potencializar as capacidades individuais dos profissionais, uma opção cada vez mais utilizada pelas organizações é a aplicação de iniciativas de Team Building, com projetos que permitem aproximar e reforçar a interação entre equipes. Criada na década de 1940, nos Estados Unidos, esta metodologia busca dar forma a grupos mais coesos e alinhados.


Mais do que uma simples tendência, as ações de “construção de equipes” são, hoje, uma forma prática de envolver e engajar as pessoas, contribuindo para a promoção de ambientes mais integrados e colaborativos. Nestes projetos, com todos participando em conjunto, os colaboradores podem entender melhor os desafios gerais da empresa, as responsabilidades de cada equipe e como o trabalho individual contribui para o funcionamento eficaz da engrenagem completa. Além disso, por meio da realização de encontros, o Team Building permite que os colaboradores sejam envolvidos no processo de consolidação da cultura organizacional.


Imagine, por exemplo, uma empresa com linhas de serviço, ofertas e equipes diferentes em todo o Brasil. Com treinamentos e debate abertos a todos, os líderes podem receber valiosos feedbacks sobre como aprimorar os serviços realizados em uma determinada região do País. Do mesmo modo, essas ações permitem avaliar e mensurar quais temas e atividades exigem mais atenção e treinamento por parte da companhia.


Vale dizer, por experiência própria, que um dos diferenciais dessa prática é justamente possibilitar a criação de indicadores para medir os resultados das ações, bem como permitir a extração de ideias a partir dos encontros. A integração entre os colaboradores é um recurso poderoso para saber o que está funcionando ou não na empresa, pois permite fortalecer os princípios de comunicação e avaliar continuamente a performance das ações aplicadas no dia a dia.


De forma mais abrangente, portanto, o objetivo é proporcionar o autoconhecimento, o engajamento e a construção de uma equipe de alta performance que entenda, compreenda e seja capaz de perseguir o valor a ser entregue pela companhia aos clientes. Estas ações podem e devem abordar temas de relevância para a empresa e para o mercado, tais como inovação, propósito e design thinking, entre outros. No entanto, a grande meta a ser alcançada é aprofundar as relações interpessoais, melhorar a sinergia e permitir a troca de experiências em prol do bem comum dos negócios.


Ao adotar essas práticas, conseguimos entender melhor as ideias para aprimorar a oferta, antecipar falhas, prever desafios e gerenciar as demandas do grupo. Outra vantagem é a oportunidade de identificar as lideranças internas e trabalhar o desenvolvimento dos colaboradores de modo mais assertivo.


Como disse Drucker, uma empresa é essencialmente composta por pessoas. Ninguém consegue sucesso atuando sozinho e as companhias que não entenderem isso estão fadadas a perderem cada vez mais espaço. Vivemos uma era de profundas transformações e a principal alteração a ser feita é na forma como enxergamos o trabalho em equipe. E você, o que está esperando para mudar e avançar?

Sobre a TOPMIND

A TOPMIND é uma das principais empresas de soluções em tecnologia do Brasil. A companhia possui quatro áreas estratégicas: TOP DIGITAL (TOP Smart Control - Automação e gestão de salas de reunião, TOP Smart Board - Telas interativas de apresentação, e Outsoarcing), TOP TI (Field Services, Projetos, Service Desk, Infraestrutura, Aplication Management Services e SAP), TOP TELECOM (ControlTEMM – Enterprise Mobility Managemen: Gestão, Auditoria, Governança dos ativos de Telecom, Impressões e Licenças de Software), e TOP BPO - Business Process Outsourcing (DOT NET, JAVA, SAP, PMO, Android, Big Data, Business Intelligence, Robótica e Inteligência Artificial). Com uma equipe composta por mais de 450 profissionais, a empresa atende clientes em todo Brasil, também com atuação na América Latina e Estados Unidos. A TOPMIND também é idealizadora do projeto social TOP+PRÓXIMO. Para mais informações acesse www.topmind.com.br



PLANIN – Assessoria de Imprensa da TOPMIND

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